Tratamentos e Especialidades

Odontopediatria

Nossos filhos são com toda certeza nosso maior tesouro.

Escolher a clínica perfeita, com os melhores recursos disponíveis no mercado e os profissionais certos, especializados, que sejam delicados e atenciosos para cuidar deles em momentos por vezes tão apreensivos, é uma tarefa importante para todos os pais.

A Odontopediatria é a especialidade que trata da saúde bucal infantil, com o objetivo de preservá-las desde os primeiros meses de vida e consequentemente ambientar as crianças ao consultório, evitando traumas futuros.

Hoje sabemos que o grande medo que muitas pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista acontece devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por isso, o trabalho e os cuidados do odontopediatra são  tão importantes.

Na Artsmile você encontra um ambiente lúdico, criado especialmente para as crianças, e profissionais treinados para trazer aos seus filhos a melhor experiência.

Quando deve ser iniciada a higiene bucal do meu filho?

icone seta
Os cuidados com a higiene bucal devem começar a partir do nascimento do bebê.

Como fazer a higiene bucal do bebê?

icone seta
No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água filtrada para remover restos de leite que ficam acumulados sobre a gengiva, língua, próximo às bochechas e no canto da boca do bebê, pelo menos uma vez ao dia. Com o nascimento dos primeiros dentes (por volta dos 6 meses de idade), a fralda deve ser substituída por uma escova dental apropriada para a idade, molhada em água filtrada e com creme dental sem flúor em pequena quantidade, visto que os bebês engolem cerca de 70% do creme durante a escovação. Esse procedimento deverá ser realizado após cada refeição e principalmente, antes de dormir. Consulte o Odontopediatra que informará a escova ideal e o creme dental de acordo com a faixa etária da criança.

A partir de qual idade meu filho precisa ir ao dentista?

icone seta
O ideal é que a mãe visite o Odontopediatra durante a gestação para receber as orientações necessárias para manter a correta saúde bucal do seu filho. A primeira visita do bebê ao Odontopediatra deve ocorrer por volta dos 6 meses de idade, com o início do nascimento dos primeiros dentinhos. Nesta consulta, a mãe receberá orientações sobre higiene bucal, dieta, aplicação de flúor, transmissibilidade da cárie, uso adequado da mamadeira e chupeta e correção de maus hábitos como sucção de dedo.

Como preparar meu filho para a primeira visita ao dentista?

icone seta
Crie uma imagem agradável do Odontopediatra para seu filho adquirir confiança nele. Transmita sempre uma atitude positiva e nunca utilize idéias negativas (medo, dor, motor, injeção, etc). Uma consulta agradável em um ambiente amistoso ajudará o estabelecimento de um vínculo afetivo com o Cirurgião Dentista.

Quando irão nascer os primeiros dentinhos?

icone seta
A idade média normal para o nascimento é por volta dos 6 meses de idade. Um atraso em torno de mais 6 ou 9 meses ainda poderá ser considerado dentro dos padrões de normalidade. Neste período, o bebê pode babar excessivamente, ficar irritado ou inquieto, levar as mãos à boca e mastigar qualquer objeto que esteja ao seu alcance. Para melhorar este desconforto, podemos oferecer alimentos mais duros e mordedores de borracha para massagear a gengiva. O bebê pode apresentar as fezes mais fluídas e ficar febril. Diarréia ou temperatura acima de 38ºC são sintomas anormais.

Se os dentes de leite são temporários, por que é importante tratá-los?

icone seta
Embora venham a exfoliar (cair), os dentes de leite são de fundamental importância porque:
– servem de guia para os dentes permanentes nascerem na posição correta, mantendo em equilíbrio harmônico o crescimento das estruturas da face (dentes, ossos e músculos);
-mantêm o espaço na arcada para os futuros dentes permanentes, os quais começam a nascer por volta dos 6 anos de idade;
-proporcionam uma mastigação e deglutição adequada dos alimentos e conseqüente digestão;
-lesões cariosas criam um ambiente bucal com bactérias cariogênicas, sendo assim, se presentes nos dentes de leite há maior susceptibilidade do dente permanente também desenvolver lesões cariosas;
-traumas e lesões de cárie profundas nos dentes de leite podem interferir no desenvolvimento do dente permanente que pode vir com má formação.

Para que serve o flúor e quando deve ser iniciada sua aplicação?

icone seta
A aplicação de flúor no consultório deverá ser iniciada na dentição decídua (dentes de leite), assim que esteja quase completa, a partir dos 2 anos de idade. O flúor ajuda a fortalecer o esmalte do dente, diminuindo o aparecimento da “cárie dentária” em conjunto com outros métodos de prevenção, tais como a escovação e a dieta equilibrada, além do consumo de água fluoretada. O Odontopediatra irá orientar a freqüência ao consultório, de acordo com a necessidade de cada criança.

A cárie é uma doença transmissível?

icone seta
Sim. O Streptococcus mutans, bactéria causadora da doença “cárie”, pode ser transmitida da mãe para o filho através do contato direto. Por isso, não se deve soprar o alimento para esfriá-lo, fazer uso compartilhado de copos e talheres, e, beijar a boca do bebê.

Como proceder em caso de traumatismo?

icone seta
Quando a criança começa a andar, é comum levar tombos e bater a boca. Dependendo da intensidade do trauma, se não houver perda total, o dentinho poderá ficar mole, escurecer na hora ou mais tarde, e a gengiva poderá sangrar. Seja qual for a intensidade do trauma, a conduta mais adequada é procurar imediatamente um Odontopediatra para uma avaliação clínica e radiográfica. Se o dente já for permanente e avulsionar (cair por inteiro) deve-se guardá-lo em um recipiente com saliva ou água filtrada ou então leite e levá-lo imediatamente (quanto mais rápido, maior chance de sucesso) ao Cirurgião Dentista que tentará reimplantá-lo.

Agendar Consulta

Aguarde Estamos enviando sua mensagem.
Envio confirmado Responderemos o mais breve possível.
  • Rua Machado de Assis, 317
    Boqueirão - Santos/SP
  • Estacionamento
    Privativo no Local