Tratamentos e Especialidades

Clareamento

‘Um belo sorriso abre as portas do mundo’.

Com técnicas atuais e seguras é possível clarear os dentes e deixar o seu sorriso mais bonito e atraente.

Importante: Seja qual for a técnica ou recurso escolhido para clarear os dentes é fundamental a avaliação e acompanhamento pelo Cirurgião Dentista.

Foi pensando no seu sorriso que desenvolvemos este guia especialmente para você!

Por que os dentes escurecem?

icone seta
Existem diversos fatores que contribuem para o escurecimento dos dentes, dentre eles podemos destacar o consumo contínuo de alimentos muito corados (ex: café, chás, vinho tinto, refrigerantes, açaí, etc), o fumo, trauma dental, genética, idade, higiene deficiente, determinados medicamentos (consumidos durante a formação dos dentes) e fluorose (manchas causadas pelo excesso de ingestão de fluor durante a formação dos dentes).

Como funciona o clareamento dental?

icone seta
Os peróxidos presentes no gel clareador liberam oxigênio na estrutura dental. Esse oxigênio vai oxidando os pigmentos amarelados, tornando-os mais claros.

Quais as modalidades de clareamento dental?

icone seta
 Clareamento  De Moldeiras  No Consultório  Associado
 Como funciona  É realizada em casa através do uso de um gel clareador de menor concentração em moldeiras individualizadas confeccionadas pelo Cirurgião Dentista  O Cirurgião Dentista realiza em seu consultório através do uso de um gel clareador de maior concentração e pode utilizar também leds ou lasers associados  Clareamento em consultório associado a técnica de moldeiras
 Duração  Em média, 3 a 6 semanas com o uso diário pelo tempo determinado pelo seu Cirurgião Dentista  Em média 3 sessões clínicas de aproximadamente 1 hora cada  De 1 a 2 semanas

Qual a melhor técnica?

icone seta
O seu Cirurgião Dentista irá recomendar a melhor técnica para o seu caso. Assim como a duração, que pode mudar no decorrer do tratamento conforme forem observados os resultados.

O clareamento dental deixa os dentes sensíveis?

icone seta
O clareamento pode deixar os dentes mais sensíveis durante o processo. Essa sensibilidade depende muito de cada um. Caso ocorra, ela pode ser solucionada através da aplicação profissional de dessensibilizantes ou laserterapia. As pastas dessensibilizantes também ajudam a evitar os episódios de sensibilidade.

Quanto tempo dura o resultado do clareamento dental?

icone seta
A duração do clareamento dos dentes depende de fatores como: hábitos alimentares, consumo de cigarros e substâncias com corantes, bem como a qualidade da higiene oral. É importante fazer o acompanhamento com o seu Cirurgião Dentista e quando necessário fazer um “retoque”, ou clareamento de manutenção.

Quais os cuidados que devem ser tomados durante o processo de clareamento?

icone seta
Alguns cuidados devem ser tomados com a alimentação. Deve-se evitar o consumo de alimentos muito corados como beterraba, café, chá, vinho tinto, açaí, refrigerantes entre outros pelas 4 primeiras horas após a remoção do gel clareador. Recomenda-se evitar também bebidas e alimentos ácidos, pois podem aumentar a sensibilidade. Consumo de cigarros deve ser evitado ao máximo.

O clareamento é igualmente efetivo para todos?

icone seta
O clareamento depende da resposta biológica e da estrutura dentária de cada um. Assim como o grau de escurecimento e manchamento de cada um.

Devo utilizar pastas de dente específicas durante o clareamento?

icone seta
Para seu maior conforto recomendamos o uso das pastas dessensibilizantes, já que o clareamento pode, em alguns casos, aumentar a sensibilidade dos dentes. Deve-se estar atento às pastas clareadoras/branqueadoras, que em sua maioria, não devem ser utilizadas pois possuem grande concentração de abrasivos que, além de aumentar a sensibilidade, com o uso contínuo podem danificar o esmalte dental.

Qualquer pessoa pode se submeter ao procedimento de clareamento dental?

icone seta
Pessoas alérgicas a algum componente do gel clareador não devem realizar o procedimento. Pessoas com problemas bucais (cáries, gengivite entre outros) deverão solucioná-los previamente ao clareamento dental.
Menores de 14 anos somente poderão realizar o clareamento caso se verifique a completa erupção dentária e formação da raiz.
Pacientes portadores de próteses bucais ou restaurações devem estar cientes que o clareamento não age sobre esses elementos e portanto poderá ser necessária a troca.
Há ainda algumas restrições específicas para cada técnica de clareamento, o seu Cirurgião Dentista irá lhe informar se for o seu caso.

Durante o clareamento podem aparecer algumas manchas brancas?

icone seta
O clareamento dental não causa manchas. No entanto, manchas de hipoplasia e fluorose previamente presentes na superfície de esmalte, e imperceptíveis, podem ser evidenciadas durante o clareamento. Na maioria dos casos, estas manchas desaparecem devido à rehidratação da superfície do esmalte após algumas horas.

O clareamento deixa os dentes enfraquecidos?

icone seta
Não. O que acontece é uma perda mineral durante o procedimento que logo é revertida pela ação da saliva (igual ocorre ao ingerirmos alimentos de ph mais ácido como sucos de laranja por exemplo). Hoje já existem clareadores contendo cálcio em sua composição que atuam minimizando essa perda mineral momentânea.

Dentes tratados endodonticamente (dentes com canal tratado) podem ser clareados?

icone seta
Sim. Há outra técnica de clareamento para dentes com canal tratado, o clareamento interno. Nessa técnica o produto é colocado internamente e necessita de algumas trocas, dependendo, novamente, da resposta de cada um. Pode também ser associado com as técnicas externas.

Agendar Consulta

Aguarde Estamos enviando sua mensagem.
Envio confirmado Responderemos o mais breve possível.
  • Rua Machado de Assis, 317
    Boqueirão - Santos/SP
  • Estacionamento
    Privativo no Local