Tratamentos e Especialidades

Implantodontia

Implantodontia é a Especialidade da Odontologia dedicada a restabelecer a função de mastigação e estética perdidas, devido à ausência de um ou mais dentes.

Na ArtSmile você terá todos os cuidados para desfrutar de um sorriso completo!

Dúvidas frequentes

Implantodontia dúvidas

O que são implantes dentários?

icone seta
Implantes dentários osseointegráveis são parafusos confeccionados em titânio puro que podem ser colocados dentro dos ossos maxilares, funcionando como fixação para diferentes tipos de próteses dentárias: de um único dente, de vários dentes, ou até mesmo de todos os dentes. Ao redor do titânio ocorre a osseointegração, que é a formação de tecido ósseo que irá incorporar este material ao organismo.

Como funcionam os implantes dentários?

icone seta
Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Dentaduras parciais e próteses montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação ou a fala. Esta segurança ajuda as dentaduras parciais e pontes, assim como coroas individuais colocadas sobre implantes, que proporcionam uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.

A falta de dentes pode me prejudicar?

icone seta
Sim. A falta de dentes leva ao desequilíbrio da mordida e da musculatura das regiões vizinhas, causando uma perda estética, com aspecto de envelhecimento, e principalmente causam problemas de mastigação e dores na região da articulação dos maxilares.

Quais as contraindicações para a colocação do implante?

icone seta
São poucos os casos que há impossibilidade de realizar cirurgias orais por motivos de saúde do paciente, e deve-se evitar realizar na puberdade, enquanto há crescimento ósseo dos maxilares.

Sou fumante, posso colocar implante?

icone seta
O cigarro prejudica a cicatrização e o processo de osseointegração do implante, sendo muitas vezes o motivo de falhas do tratamento, mas não é considerada uma contra indicação, sendo necessário uma conscientização do paciente para diminuir ou parar o hábito durante as fases do tratamento.

Quais exames são necessários para realizar a cirurgia de implante?

icone seta
São feitos exames radiográficos, tomografias computadorizadas da região e avaliação da saúde geral do paciente, o especialista pode pedir exames de rotina para avaliar a quantidade óssea da área desdentada.

O que pode acontecer nas próximas horas após a instalação do implante?

icone seta
O pós-operatório é bom e previsível, mas pode ocorrer um pouco de inchaço e desconforto, controlado por medicamentos. Cuidados são importantes para evitar maiores problemas.

O que é enxerto ósseo?

icone seta
Quando ocorre a perda de um dente, o osso que estava ao redor da raiz vai se perdendo gradativamente, em um processo chamado reabsorção óssea. Em casos que não há osso suficiente para fixação do implante, é necessário repor o osso perdido, através de cirurgias para a colocação do enxerto ósseo. Há diversas técnicas cirúrgicas e materiais utilizados no tratamento que vai depender da extensão e quantidade necessária.

Posso fazer a prótese definitiva no mesmo dia da cirurgia?

icone seta
Sim, em determinados casos. Trata-se do implante de carga imediata. O termo carga imediata pode ser definido como instalação de implantes osseointegraveis em condições ideais à estabilidade primária seguida de ativação protética (colocação dos dentes). Nestas situações as condições são favoráveis para a instalação da prótese, que é confeccionada no mesmo dia ou em poucos dias após a cirurgia.

Existe o risco de rejeição?

icone seta
Não! O implante dentário é feito com titânio, um material biocompatível, portanto não é rejeitado pelo organismo. O que pode acontecer em raros casos é o insucesso por falha na união do implante com o osso.

Um implante que não deu certo pode ser refeito?

icone seta
Sim, mesmo implantes perdidos têm solução. As grandes companhias desenvolveram implantes com um diâmetro um pouco maior do que os normais, com o objetivo de, na eventualidade de mobilidade de um implante, poder substituí-lo por outro maior, conhecido como implante de reinserção, fazendo da Implantodontia um procedimento cada vez mais seguro.

Quanto tempo devo esperar para fazer a cirurgia depois que perdi um dente?

icone seta
Atualmente há algumas técnicas para a colocação imediata do implante na mesma sessão da extração do dente. Porém em alguns casos é necessário a enxertia óssea prévia ou a cicatrização de uma lesão existente.

Dói muito para colocar os implantes?

icone seta
Não. Todos os procedimentos são realizados sob efeito de anestésicos locais levando a total analgesia durante todo o procedimento. Durante o período pós cirúrgico, o paciente deve seguir as orientações do Cirurgião Dentista tomando analgésicos e anti-inflamatórios a fim de minimizar o desconforto causado pelo trauma.

O paciente deve ficar desdentado durante o período de osseointegração?

icone seta
Não. Salvo em raras exceções todos os pacientes receberão próteses provisórias durante o período de osseointegração para que possam realizar suas atividades de convívio social.

Em relação à capacidade de mastigação, vai melhorar após a colocação de implantes?

icone seta
Os implantes apresentam resultados funcionais muito superiores aos obtidos por dentaduras e próteses removíveis. Os pacientes que usam dentadura ou roach há muito tempo e colocam implantes sentem a diferença muito significativa.

Eu tenho que fazer algum tipo de manutenção após o tratamento de implantes?

icone seta
Recomendamos para todos os nossos pacientes consultas de manutenção a cada 3 ou 4 meses no máximo, para higienização, prevenção e caso necessário, controle radiográfico.

Agendar Consulta

Aguarde Estamos enviando sua mensagem.
Envio confirmado Responderemos o mais breve possível.
  • Rua Machado de Assis, 317
    Boqueirão - Santos/SP
  • Estacionamento
    Privativo no Local