Tratamentos e Especialidades

Ortodontia e ortopedia facial

Do Grego “orthos” que significa “correto”, a ortodontia e ortopedia facial cuidam da correção dos dentes e das arcadas em todos os aspectos: espaço, alinhamento, função, beleza do sorriso, e harmonia da face.

Os tratamentos da ortodontia e da ortopedia facial podem ser realizados em qualquer idade!

Crianças e adolescentes: O ortodontista acompanha todo o processo de crescimento e desenvolvimento das arcadas a partir do início da troca dos dentes por volta dos seis anos de idade. Assim é possível oferecer a melhor opção de tratamento no momento ideal.

Jovens e adultos: Para esta faixa oferecemos a melhor solução custo benefício, colocando na balança a necessidade terapêutica e a expectativa do paciente. É importante que você participe da escolha da melhor alternativa de tratamento!

Terceira idade: Estamos frente a uma nova realidade onde cada um de nós busca a melhor qualidade de vida em qualquer época. A ortodontia não tem limite de idade e várias são as indicações para o tratamento, desde uma solução funcional ou estética até o preparo prévio para reabilitação com outras especialidades.

A ortodontia na ArtSmile é personalizada e o atendimento individual! É realizado por especialistas experientes e atualizados com o que existe de melhor em conhecimento e tecnologia. Encontre seu ortodontista em Santos.

Qual a idade ideal para iniciar o tratamento ortodôntico?

icone seta
Isto depende do problema que a criança apresenta. Por isso o ortodontista deve acompanhar o desenvolvimento da dentição da criança a partir dos 6 anos de idade para atuar no momento correto. O tratamento com uso de aparelho pode iniciar-se entre os 6 e 11 anos de idade em problemas mais graves de desenvolvimento, e em casos mais simples a partir dos 11-12 anos.

Qual a diferença entre os aparelhos ortopédicos e os aparelhos ortodônticos?

icone seta
Os primeiros atuam principalmente no crescimento e desenvolvimento das estruturas ósseas da face e da mandíbula (arcadas), para que tenham espaço suficiente para os dentes permanentes se posicionarem corretamente. Além de corrigirem a falta de espaço, também atuam na projeção dos dentes superiores (dentuço) ou inferiores (prognata), nas mordidas abertas devido ao uso de chupeta ou dedo e nos respiradores bucais. Já os aparelhos ortodônticos atuam mais na posição dos dentes alinhando-os esteticamente. Muitas vezes é necessário iniciar o tratamento com uma ação ortopédica e depois finalizar com os aparelhos ortodônticos.

Existe diferença entre os tipos de aparelho utilizados por diferentes profissionais?

icone seta
Em geral a diferença maior está na formação e na experiência do profissional. Aqueles que investem mais no conhecimento e na qualidade não abrem mão de utilizar os melhores e mais avançados materiais e equipamentos. Além disto, fatores como atendimento personalizado, mais tempo disponível para cada paciente, pontualidade nos horários, pronto e rápido atendimento de emergências, entre outros, são nossos diferenciais para a excelência dos resultados.

Aparelhos auto-ligados são mais rápidos?

icone seta
Existem vários estudos científicos comparativos provando não existir diferença significativa no tempo de tratamento entre aparelhos auto-ligados e convencionais. Portanto este mito é usado por alguns profissionais e clínicas como propaganda para atrair clientes.

Existe alguma vantagem com os auto-ligados?

icone seta
Os aparelhos auto-ligados são mais práticos e higiênicos por não precisarem das borrachinhas. Mas o resultado é o mesmo! Então a escolha depende mais de fatores como idade do paciente (adolescentes adoram as borrachinhas!) custo (auto-ligados são mais caros) e recomendação do profissional.

Qual o tempo médio do tratamento ortodôntico?

icone seta
Quando o caso é mais complexo e requer tratamento ortopédico e ortodôntico combinado ele é iniciado antes dos 10 anos de idade e termina por volta dos 15 anos. Mas em geral existe um intervalo entre as fases de aproximadamente 2 anos sendo que a fase final da ortodontia dura em torno de 2 anos. Em casos menos complexos onde só é feita a ortodontia com início depois dos 12 anos e em adultos a duração é de aproximadamente dois a três anos.

Tem pessoas que estão com aparelho fixo há mais de 4 anos. Tem problema?

icone seta
Sim, são raríssimos os casos que precisam de tanto tempo! O problema é que a retenção prolongada causa manchas brancas, cáries, gengivite e perda óssea. Cuidado com tratamentos baratos e muito prolongados!

Tenho 40 anos e meus dentes estão “encavalando”, principalmente os inferiores. O que provoca isto? Tem tratamento?

icone seta
Este fenômeno é natural do envelhecimento assim como a pele vai enrugando. É um processo lento e contínuo e no longo prazo pode prejudicar muito a estética do sorriso. O tratamento é recomendado por questões estéticas e de comprometimento da saúde periodontal devido à dificuldade de higienização.

Agendar Consulta

Aguarde Estamos enviando sua mensagem.
Envio confirmado Responderemos o mais breve possível.
  • Rua Machado de Assis, 317
    Boqueirão - Santos/SP
  • Estacionamento
    Privativo no Local