Tratamentos e Especialidades

Ronco e apneia obstrutiva do sono

Qualidade de vida e saúde incluem um sono restaurador, e nós da Clínica ArtSmile queremos que uma boa qualidade de sono faça parte das suas noites.

O sono é um estado ativo, transitório e reversível muito importante para o desenvolvimento normal do cérebro. O sono possui várias funções dentre elas podemos destacar:

– Manutenção e conservação de energia

– Fortalecimento do sistema imunológico

– Termorregulação

– Consolidação da memória e aprendizado

– Liberação e regulacão de hormônios essenciais para a saúde e bem-estar

– Relaxamento e descanso da musculatura

Dúvidas frequentes

Ronco e apneia obstrutiva do sono dúvidas

O que é a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS)?

icone seta
É um distúrbio caracterizado por repetidas paradas respiratórias durante o sono devido à obstruções transitórias da passagem do ar pelas vias aéreas.

O que é o ronco?

icone seta
O ronco é causado pela vibração dos tecidos na passagem de ar pela garganta, que apresenta uma obstrução parcial. O ronco pode ou não ser um sinal da SAOS, e mesmo em casos onde não há a presença da síndrome ele pode ser prejudicial à saúde e até levar ao surgimento dela, segundo novas pesquisas, além de causar problemas de relacionamento e até insônia do cônjuge.

O que provoca a SAOS?

icone seta
As causas mais comuns são:
– Aumento do peso (o excesso de tecido mole na garganta dificulta mantê-la aberta) – Amígdalas e adenóides grandes (causa comum de SAOS na criança) – Alterações do formato da cabeca e pescoço, mais comuns da maxila e mandíbula (podem resultar em menor espaço para passagem de ar) – Flacidez muscular (tende a agravar-se com a idade) – Macroglossia (língua grande)

Quais as consequências?

icone seta
Em cada episódio de apnéia, ocorre uma diminuição rápida da oxigenação sanguínea e o nosso organismo, a fim de evitar a morte por asfixia, envia um ‘sinal’ ao cérebro despertando-o para conseguir desobstruir as vias aéreas. Após esse microdespertar que não é percebido nem lembrado no dia seguinte, ocorre uma descarga de adrenalina e outros hormônios, que aliada a queda da oxigenação agravam e aumentam o risco de arritmias cardíacas, infarto do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, hipertensão entre outros.

Quais os sintomas mais comuns?

icone seta
Sintomas noturnos: ronco, pausas respiratórias testemunhadas, despertares frequentes, engasgos, sono agitado Sintomas diurnos: sonolência excessiva, dor de cabeça pela manhã, perda de memória, irritabilidade, dificuldade de concentração, fadiga crônica, apatia.

Como diagnosticar?

icone seta
O diagnóstico da SAOS é feito pelo médico através de um exame de polissonografia realizado em um laboratório de sono.

Qual o tratamento?

icone seta
O tratamento depende da causa e da gravidade. Dentre os tratamentos mais comuns estão o CPAP (dispositivo de pressão positiva contínua nas vias aéreas), cirurgias da garganta, nariz ou maxilares e os Aparelhos Intraorais confeccionados pelo Cirurgião Dentista habilitado.

Como funciona os Aparelhos Intraorais?

icone seta
O Aparelho Intraoral reposiciona a mandíbula, e assim, a musculatura orofaríngea, desobstruindo as vias aéreas. É um tratamento de fácil adaptação e confortável. A Academia Americana de Medicina do Sono considera o Aparelho Intraoral, o melhor tratamento, com comprovação científica, para o tratamento do Ronco e da Apnéia leve e moderada. Também é indicado para Apnéia grave quando o paciente não se adapta ao CPAP (respiradores artificiais) ou insucesso cirúrgico.

Aguarde Estamos enviando sua mensagem.
Envio confirmado Responderemos o mais breve possível.
  • Rua Machado de Assis, 317
    Boqueirão - Santos/SP